Diagnóstico da síndrome do túnel do carpo.

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito, em sua vasta maioria, pela soma dos sintomas e dos achados do exame físico.

Sintomas

Paciente que tem síndrome do túnel do carpo usualmente tem sintomas de formigamento, dor ou parestesia na distribuição do nervo mediano.

Parestesia na parte sensitiva do nervo mediano é o sintoma mais frequente, o paciente frequentemente acorda com queimação ou formigamento na mão, este que, alivia com o movimento.

Definição de parestesia

Sensação anormal e desagradável sobre a pele que assume diversas formas (p.ex., queimação, dormência, coceira etc).

Sinais

O sinal de Tinel também pode ser demonstrado na maioria dos pacientes.

Formigamento ao flexionar o punho por 60 segundos (teste de Phalen).

Definição do sinal de Tinel

Percussão (batidas) na região onde existe uma doença no nervo levando a um “choque”.

Exames complementáres

Ultrassonografia

A ultrassonografia é útil como exame complementar para a síndrome do túnel do carpo, um nervo mediano maior do que 10 mm² ao nível do pisiforme é considerado útil por alguns autores.

Eletroneuromiografia

O exame de eletroneuromiografia (ENM) é confiável para confirmar o diagnóstico, uma latência motora distal maior que 4,5 milissegundos e uma latência sensitiva maior que 3,5 milissegundos é considerada anormal. Este estudo ocasionalmente pode ser normal mesmo com a sintomatologia presente, semelhante à descrita. Para concluir, ele também pode ser anormal em pacientes sem a sintomatologia, por estes motivos, recomendamos a consulta com um médico especialista em mão. Segue link para o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.